Polémica – Fernando Charrua, a sexta vítima?

fernando_charrua.jpgSituações de conflito com Margarida Moreira já não são novidade

Fernando Charrua, professor que está a ser alvo de um processo disciplinar por um alegado insulto ao primeiro-ministro, foi a sexta pessoa a ter problemas com a directora regional de Educação do Norte. Antes dele, já cinco outros elementos foram afastados dos cargos, por situações de conflito com Margarida Moreira. Um dos casos que mais chocou quem ali trabalha foi o fim da requisição de um professor, cego de nascença. E também aqui, a decisão da directora regional teve por base a delação de uma conversa entre dois colegas.Fernando Charrua disse ao Expresso que na conversa com um colega se limitara a dizer-lhe, como “chalaça”, que se ele precisasse, para bonificação de seis anos de carreira, de um doutoramento, lhe mandasse o “certificado por fax, nem que fosse falso”. Segundo a directora Margarida Moreira, aquele docente “proferiu um insulto ao primeiro-ministro nas instalações da DREN”, pois, de acordo com a participação, teria afirmado estarmos a ser “governados por um filho da p… de primeiro-ministro”, frase que Charrua “repudia totalmente”.

Perante a acusação, aquele ex-deputado do PSD poderá ter dificuldades em provar a sua versão. A conversa foi tida com o colega Rolando Silva, a que se juntou Rogério Correia, quando ele ia almoçar com o director de serviço António Basílio. Embora todos amigos, os três são próximos da directora.

António Queirós, igualmente professor de Inglês, cego, admitiu ao Expresso que uma conversa com um colega foi também delatada à directora e de forma “deturpada”, pelo mesmo suspeito de ter denunciado Charrua, de cuja presença no gabinete diz não se ter apercebido. Segundo tal denúncia, se a directora não prolongasse a requisição a Queirós, ele ameaçava-a com a Comunicação Social.

Reclamando contra a “desumanidade da discriminação”, Queirós escreveu à ministra, que remeteu o caso para a DREN. Então, a directora respondeu-lhe que não aceitava que ele tivesse “ousado” ameaçá-la, inclusive com a Comunicação Social, pois “não” se intimidava nem lhe reconhecia o “direito à continuidade eterna da requisição”.

O cego voltou a ter de dar aulas, em Rio Tinto. “Mas a prova de que não fiz quaisquer ameaças é que até hoje o meu caso nunca foi tornado público”, salienta Queirós, requisitado no ano lectivo de 1990/1991, sendo por muitos considerado o ‘pai da informática na DREN’.

Entretanto, a sua mulher, Alzira Queirós, coordenadora do serviço de apoio social, também foi dispensada – depois de requisitada durante oito anos – “sem qualquer explicação”, lamenta-se o marido.

Controversa foi igualmente a cessação da comissão de serviço da ex-directora dos Serviços Administrativos e Financeiros, Teresa Santarém, acusada de uma postura de ruptura com práticas de gestão flexível.

As fontes contactadas pelo Expresso foram unânimes em reconhecer que a competência e exigência da legalidade por parte daquela dirigente lhe dava autoridade para poder dizer ‘não’ às situações que não estavam conformes às exigências legais.

O coordenador Francisco Barroso foi afastado de funções sem qualquer explicação, após o regresso de férias, enquanto Hugo Bártolo, ex-coordenador da área da Informática, foi a primeira ‘baixa’ de Margarida Moreira. Segundo colegas, sentindo-se desautorizado, só lhe restou demitir-se.

Para além do processo disciplinar a Fernando Charrua, Margarida Moreira “decidiu ainda dar conhecimento da situação ao MP”. Acontece porém que, caso o alegado insulto ao primeiro-ministro venha a confirmar-se, isso indiciaria um crime semipúblico, o que obriga a que seja o próprio ofendido a apresentar queixa.

[(c)Expresso Ed. Impressa – 1º Caderno – 26.05.2007]

Anúncios



    Deixe uma Resposta

    Please log in using one of these methods to post your comment:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: