Freitas do Amaral desvaloriza possível atentado da AlQaeda

n7w_lisbon070707.jpg7 Maravilhas

O comissário nacional para a declaração oficial das novas sete maravilhas do mundo, Freitas do Amaral, disse hoje não ver «motivos para preocupação» nas notícias que referem a cerimónia em Lisboa como potencial alvo da Al-Qaeda.

O Diário de Notícias afirmou no domingo que o mega evento de divulgação das sete novas maravilhas do mundo, que se realiza a 07 de Julho no Estádio da Luz, está «na mira dos terroristas da Al-Qaeda».

No final de um encontro hoje com o Presidente da República, Freitas do Amaral disse aos jornalistas não ver «motivos para preocupação» e que Portugal «está habituado» a preparar com segurança todos os mega eventos que tem organizado.

O comissário considerou mesmo que foi pela segurança do país que a fundação «New7Wonders» escolheu Portugal para o mega evento.

«Lisboa ficou na final da “short list” dos países seleccionados e ganhou pela segurança», referiu o comissário.

Na reunião no Palácio do Belém entre o Presidente da República Cavaco Silva e Diogo Freitas do Amaral, não foram discutidas as questões de segurança do evento onde serão apresentadas as novas sete maravilhas do mundo e as sete maravilhas de Portugal.

O comissário nacional considerou que a iniciativa da eleição das sete maravilhas de Portugal é «mais uma afirmação das competências do país», na medida em que outros países, «nomeadamente a Espanha», já pediram ajuda a Portugal para os acompanhar na preparação das suas sete maravilhas, no próximo ano.

No dia que serão anunciadas as maravilhas, Freitas do Amaral avançou aos jornalistas que no relvado «estarão sempre um representante do monumento e outro do poder local» para receber a placa comemorativa. «Ao nível internacional estamos a colher a sensibilidade dos governos para essa escolha», disse.

Na cerimónia estarão presentes figuras do espectáculo, cinema, televisão e artes para «dar relevo, dimensão e funcionar como chamariz».

O espectáculo será visto não apenas pelas 50 mil pessoas que estarão no estádio mas também por milhões de pessoas em todo o mundo, graças às transmissões televisivas em directo.

«Aceitaram transmitir o espectáculo 150 a 160 televisões, em directo, consoante o fuso horário», revelou o comissário.

As câmaras municipais do país têm aderido «em força», na medida em que mobilizam a população para visitar os monumentos seleccionados para maravilhas nacionais, votar e assistir ao espectáculo.

Os convites nacionais e internacionais para o evento «têm estado a ser feitos através dos ministério dos negócios estrangeiros português e suíço, com a participação da Casa Civil do Presidente da República e do gabinete do primeiro-ministro.»

[(c)Sol – 03-05-2007]

Anúncios



    Deixe uma Resposta

    Please log in using one of these methods to post your comment:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: